#Semana das Mães – Promessa É Dívida!

coisas-que-mae-detesta

“Seja o seu sim, sim, e o seu não, não.”
Mateus 5:37

Alguns pais exigem a obediência de seus filhos e quando não a recebem, prometem discipliná-los.

Imagine a seguinte situação: o pai chega à casa, depois de um árduo dia de trabalho, deita-se no sofá e começa a ler o jornal. A esposa está na cozinha preparando o jantar. Os três ‘moleques’ estão brigando no corredor. O pai está ouvindo a briga toda, mas levantar-se nessa hora é um sacrifício muito grande.

Então ele grita: “Parem de brigar ou eu arrebento vocês!” Mas os filhos já estão programados para desobedecer, porque o pai já falou isso mil vezes e nunca cumpriu a sua palavra. De repente, porém, depois de ficar cansado com aquela situação, o pai levanta-se e sai correndo para o corredor. Ele dá um tapa no rosto de um dos filhos, que cai no chão. No outro, dá um pontapé. E o terceiro, mais vivo do que todos, corre para o banheiro onde se tranca.

O pai, nesse caso, cometeu vários erros: fez uma promessa indevida; não cumpriu a sua promessa totalmente; não disciplinou seus filhos, mas descarregou sobre eles a sua ira. Consequentemente, deixou seus filhos revoltados contra ele.

Certa ocasião fui dar um seminário em uma cidade do interior. Fiquei hospedado na casa de uma família cristã. O marido estava tomando banho, a esposa preparando o jantar e o Joãozinho estava na sala brincando, onde eu estava lendo o jornal.

Da cozinha, a mamãe chamou o filho: “Joãozinho, venha cá!”Eu olhei por cima do jornal para ver a reação do Joãozinho e logo descobri que Joãozinho estava surdo, pelo menos ao meu ver. Pela segunda vez a mamãe gritou: “Joãozinho, venha cá!” Ele não deu a mínima atenção.

Na terceira vez, ela falou o seguinte: “Eu vou contar até dez, se você não vier, você vai ver só. Um, dois, três…” Eu fiquei observando Joãozinho, que continuou ‘na dele’. “Cinco, seis, sete, oito…” Quando a mãe falou oito, Joãozinho começou a se mexer e quando ela disse dez ele já estava na cozinha.

O que esta mãe estava fazendo? Programando seu filho para desobedecer e criando nele um espírito de rebeldia e irritação.

Pense Nisso: Tenha determinação ao disciplinar seu filho. Pense bem antes de dar sua palavra e não seja como alguns políticos que só prometem, mas na hora “H” não cumprem o que prometeram.

KEMP, Jaime e Judith, Devocional para Casais, página 137.

Me diga o que você achou disso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s