#SemanaDasMães – Carta Para Uma Mãe em Tempo Integral

WM-SAHMTa na hora de dar uma relaxada nesses posts e escrever alguma coisa que renda risada ou até lágrimas. Achei duas cartas ontem na internet e achei muito curioso a forma com que a blogueira colocou as cartas, afirmando que existem muitas mulheres que disputam entre si quem é a melhor mãe: a que trabalha fora ou a que fica em casa com os filhos.

Eu, particularmente não gosto de chamar a mãe que trabalha em casa de “Mãe em Tempo Integral”. Eu trabalho fora meio período e sou sem dúvidas uma mãe em tempo integral. Em nenhum segundo deixamos de ser. Pensamos nos pequenos anjos o dia inteiro, 24h por dia, sem intervalos. Nossos assuntos são eles e nossas decisões giram em torno deles. Isso nos faz mães em Tempo Integral.

Mas existem aquelas mulheres que disputam entre si quem é a melhor mãe, o que já é um ponto negativo pros filhos. Mas vamos deixar isso pra outro post.

OOCmom-002_flat_FINAL_web

Cara mãe em tempo integral

Algumas pessoas têm questionado o que você faz em casa o dia todo. Eu sei o que você faz. Eu sei porque eu sou mãe e porque, por um tempo, eu fiz isso também.

Eu sei que você faz um trabalho não remunerado, muitas vezes um trabalho ingrato, que começa no momento em que você acorda e nem termina quando você vai dormir. Eu sei que você trabalha aos finais de semana e durante a noite, sem que consiga identificar claramente quando acaba o seu dia ou a sua semana. Eu sei que as recompensas existem, mas nem sempre são muitas.

Eu sei que você raramente tem tempo para uma xícara de chá ou café. Eu sei que sua atenção está sempre dividida e que quase sempre inicia uma tarefa antes de concluir a outra. Eu sei que você, provavelmente, não tem tempo de descansar, mesmo estando em casa, a não ser que tenha somente um filho e que este ainda tire sonecas durante o dia (as vezes nem assim, porque os afazeres nos chamam).

Eu sei dos desafios que você tem que encarar diariamente, geralmente sem o apoio do seu companheiro ou de alguém que possa substituí-la. As birras, os acidentes na fase do desfralde, as batalhas travadas para alimentar os filhos, a comida jogada no chão, os lápis de cor na parede, a rivalidade entre irmãos, o bebê que parece nunca parar de chorar. Eu sei como o trabalho parece incessante, como um ciclo sem fim: você compra alimentos, prepara-os, cozinha-os, tenta alimentar seus filhos, limpa o chão, lava os pratos e repete isso de três em três horas.

Eu sei que você fantasia sobre ter uma hora para si mesma para almoçar em paz ou tirar um cochilo à tarde. Eu sei que, às vezes, você se questiona se tudo vale à pena mesmo e sente inveja das suas amigas que tem pausas para um café no meio do expediente. Eu sei que, às vezes, quando seu parceiro chega em casa à noite, após um dia de trabalho, ele quer colocar os pés para cima exatamente quando você precisa de um descanso, e isso pode levá-la às lágrimas.

Eu sei que você é mal vista por muitas pessoas que não percebem as dificuldades de cuidar sozinha de crianças pequenas, o dia todo, e se referem a você como alguém que está curtindo a vida. Eles imaginam que você passa o seu dia tomando café enquanto seus filhos brincam em silêncio. Eu sei que você perdeu a sua independência financeira. Eu sei que você acha engraçado e, muitas vezes, fica irritada quando alguém proclama “TGIF” (Thanks to God It`s Friday – Graças a Deus é Sexta) porque para você todos os dias é a mesma coisa, não há sexta-feira nem pausa alguma no trabalho. Eu sei que muitas pessoas não entendem que você trabalha – você simplesmente trabalhar em uma profissão não remunerada e em casa.

Eu não sei como fazer tudo isso. Eu admiro sua paciência infinita, a sua capacidade de enfrentar cada dia com alegria e levar alegria para a vida de seus filhos mesmo quando eles a desafiam. Admiro a sua dedicação em ser uma presença constante na vida de seus filhos , mesmo que isso nem sempre seja uma tarefa fácil. Admiro a sua maneira de trabalhar sem esperar qualquer recompensa – sem promoções, sem fama, sem salário. Eu sei que você quer que seus filhos sintam-se importantes e amados você faz isso como ninguém.

Eu apenas queria que você soubesse que eu entendo. Nós duas somos mães. E eu sei .

O texto original está aqui e eu o copiei traduzido (e fiz algumas correções) daqui.

Mais tarde tem a carta inversa. Espero que tenham gostado.

Beijinhos!

Me diga o que você achou disso!

Eu sou a Camila

Sou esposa, mãe, cristã, publicitária e falante por natureza. Entre sair pra jantar e pedir em casa, prefiro a segunda opção. Entre festança e um café da tarde íntimo, também fico na segunda opção.

Quero compartilhar não meus pensamentos, mas os de Deus pra você e pra mim. (Jeremias 29:11)

Me siga nas redes