disciplina

Tenho constatado que toda perfeição tem limite; mas não há limite para o teu mandamento. Salmos119:96

    É de suma importância que os filhos saibam quais seus limites. Isto cria segurança na criança. Uma das razões pelas quais os filhos são tão inseguros é porque não os conhecem.
Os pais devem comunicar claramente aos filhos “as regras do jogo”. O processo de treinamento possui regras a serem seguidas.
O filho precisa entender que, se ele viola uma regra, a disciplina vem ao seu encontro. Os pais desejam ajudar seus filhos a viver por convicção e não somente pelas regras. A convicção vem como resultado de uma compreensão do por que da regra.
Por isso é importante explicarmos as razões da lei. A comunicação é difícil, leva tempo e esforço por parte dos pais. Se o pai aplicar disciplina sem uma boa comunicação, ele poderá criar raiva e provocar a ira em seu filho.
Coerência na educação é imprescindível. Se você disciplinar seu filho por uma certa desobediência, mas não o fizer em outra ocasião, pelo mesmo motivo, talvez por achar que não está em um ambiente apropriado, eles criarão outras situações semelhantes para escapar da correção. Os filhos são muito espertos e sabem quando os pais não vão discipliná-los.
Já pais que exigem obediência de seus filhos e quando não a recebem, prometem discipliná-los, porém… não o fazem. Este também é um caso de incoerência.
Muitas vezes, por trás da rebeldia uma criança há um pedido para ser disciplinada e um teste dos limites estabelecidos.
Pais, saibam usar as estratégias divinas para saber como e quando corrigir seus filhos. Não deixem de fazê-lo, pois é melhor uma criança chorar agora, do que os pais chorarem no futuro.

Pense nisso: Queridos pais, saibam colocar limites na vontade e nas rebeldias dos seus filhos, comuniquem isso a eles, dizendo que são amados e precisam ser corrigidos.

Fonte: Devocional para Casais, página 86. KEMP, Jaime e Judith

Me diga o que você achou disso!

Eu sou a Camila

Sou esposa, mãe, cristã, publicitária e falante por natureza. Entre sair pra jantar e pedir em casa, prefiro a segunda opção. Entre festança e um café da tarde íntimo, também fico na segunda opção.

Quero compartilhar não meus pensamentos, mas os de Deus pra você e pra mim. (Jeremias 29:11)

Me siga nas redes